terça-feira, 20 de abril de 2010

DAVI E SUAS POUCAS OVELHAS


"E,ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar à aqueles homens, acendeu-se a irá de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja" (1 Sm 17:28)

Todos nós enfrentamos batalhas em nossas vidas, batalhas em todas as áreas, de todos os níveis. Nesse momento mesmo, muitas pessoas estão enfrentando batalhas, com enfermidades, nos relacionamentos, nas finanças, com os filhos, em fim batalhas em muitas áreas de suas vidas.
E isso não foi diferente com os grandes homens da Bíblia. Davi enfrentou muitas batalhas, muitas perseguições, que hoje nos servem de exemplos, como a grande batalha contra o gigante filisteu Goliás, nos mostrando que em Deus não existem desafios que não possam ser superados. Todos os israelitas estavam tremendo de medo diante àquele desafio, então aparece Davi, um jovem, e destemido e com muita fé derrota o homem que estava causando um pânico no exército de Israel.
Voltando um pouco na história fico feliz por ver através da Bíblia que Deus não escolhe homens pela sua aparência, quando o Profeta Samuel chegou na casa de Jessé para ungir o novo rei por ordem de Deus, o que primeiro lhe chamou a atenção foi exatamente Eliabe, por seu porte atlético e sua bela fisionomia, mas Deus o rejeitou, porque Deus conhece os corações.
Talvez em algum momento nós já nos sentimos tristes por causa de nossos traços físicos, por não ter um cabelo que achamos ser o ideal, por não gostar da cor de nossos olhos ou por achar que estamos fora do peso. Quantos têem desejado ser diferentes?
Mas me alegro muito porque o Deus a quem servimos não nos olha por fora, mas vê o nosso podêncial interior. Deus não nos vê como os homens nos vêem, não nos vê como nossos país nos vêem, como nossos familiares nos vêem, como os nossos amigos nos vêem, Deus não te vê nem como você mesmo se vê, Deus sonda e conhece o coração, não deixa se impressionar pela aparência externa.
Ao passar todos os sete filhos de Jessé diante de Samuel, todos haviam sido reprovados e nenhum deles seria o novo rei de Israel, então Samuel pergunta se não havia mais nenhum, ai se lembram de Davi.
Talvez nem seus familiares lembram mais de você, mas Deus jamais te esquecerá!!!!!
Davi foi esquecido e colocado para cuidar das ovelhas malhadas, nem das brancas era, mas das malhadas.
Talvez você não está no lugar que aos seus olhos você não deveria está, talvez na igreja você ocupa uma função que pareça ser sem expressão.
Talvez você tem buscado um ministério reconhecido nacional e internaciaonalmente.
Talvez você esteja infeliz na sua congregação achando que seu pastor esqueceu de você e não lhe dá oportunidade.
Quero lhe dizer uma coisa: O homem de Deus antes de enfrentar grandes batalhas ele é treinado no anonimato.
Davi enfrentou Goliás sim e ficou conhecido, teve seu nome reconhecido diante da sociedade, ganhou respeito, mas antes foi treinado por Deus quando cuidava de suas poucas ovelhas como disse seu irmão Eliabe, quando estava longe dos holofotes, longe dos aplausos, sem ninguém vê, somente Deus!!!!
Deus sempre forja um guerreiro e prepara seu coração no anonimato, sem aplausos, sem reconhecimento.
Tavez você nunca tenha parado para pensar, que na sua função que aos seus olhos parecem sem expressão, Deus esteja te preparando para responsabilidades maiores, moldando sua obediência, sua paciência, tirando todos os carrapichos que futuramente possa vir te prejucar quando estiver lutando com oponentes mais fortes.
Deus tem grandes projetos para seus filhos, mas antes tem que moldá-los, prepará-los e levá-los ao fogo como se faz com o vaso de barro e se na hora do fogo o vaso trincar, Ele tem que quebrar e refazer. Se nas pequenas coisas mormuramos, como Deus nos conduzirá para as grandes?
Ao cuidar de suas ovelhas com todo seu coração e toda sua força, Davi estava sendo aprovado por Deus.
Chamo isso de batlhas ocultas, aquelas onde só Deus te vê!!! E essas batalhas ensina o homem a comfiar e depender só de Deus, ensina o homem a ser humilde e submisso ao Senhor. Essas batalhas tornam o homem conhecido nos céus e respeitado na mundo espiritual, faz do homen um guerreiro que luta por um ideal e não por um prêmio e o torna apto para as grandes batalhas...
Toda vez que um urso ou um leão vinha e tomava uma ovelha do rebanho de Davi, ele procurava até a encontar, e assim foi sendo preparado pelo Senhor para ser rei e vencer grande batalhas....

"Procura apresentar-te a Deus aprovado..." (2Tm 2:15 a)

E você como tem se portado longe dos aplausos?

4 comentários:

  1. Graça e paz!
    Vim conhecer seu Blog e tive uma grata surpresa, pois é muito boa sua iniciativa.
    Já estou seguindo.
    Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
    Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas, experiências ministeriais e pessoais de uma mulher simples como eu.
    Fique na paz e que o Senhor abençôe você e toda sua família.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente a visão e a exegese deste texto. Eu acrescentaria que ao vencer o leão e o urso, já faziam parte do estágio que Deus colocou Davi, antes de enfrentar o desafio maior, o gigante Golias. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  3. Também creio em davi cuidando das malhadas ou rejeitadas dos grandes rebanhos. Eram poucas por isso seu irmao zombou dele e o fato da localozacao de onde ele cuidava Deserto. Deserto tem que correr atas de alimentos e agua. Mais no deserto de Davi ele via pastos verdejantes e aguas tranquilas. Foi uma preparacao ele cuidava das ovelhas rejeitadas ele era um rejeitado e conforme o seu agir com as ovelhas foi aprendendo as deixarem tranquilas e sentirem seguras pois lutava com leoes e ursos e seu amor por elas. Mais tarde Deus vai colocar ele em uma caverna onde 400 homens rejeitados vao se encontrar com o medico dos rejeitados e fazem de Davi seu rei. Os 400 valentes de Davi. Foi rejeitado por Saul, mas sabia absolutamente que Deus o amava. A esperança para os rejeitados Jesus foi um deles. Continue ele não esqueceu de você.

    ResponderExcluir

ESTAMOS EM GUERRA

Vale a pena ver