segunda-feira, 5 de julho de 2010

O QUE É SER RICO DIANTE DE DEUS?

Se eu te perguntasse: O que é ser rico?
Talvez você me responderia: Ser rico é ter uma bela casa ou mais de uma, um belo carro importado, um ótimo salário, uma vida abastada, em fim dinheiro para realizar todos os desejos de um homem.
Essa é a visão em quase 100% dos casos de riqueza para o ser humano. Mas será que ser rico diante de Deus é isso? Será que essa é a visão de riqueza de Deus?

Algo me chamou muita atenção quando estava lendo a palavra de Deus, o Livro de Apocalipse, quando João estava diante do FILHO DO HOMEM, e ELE lhe disse: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pergamo Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéa. Envie os escritos as sete igrejas da Ásia, e João assim o fez.

É interessante notar que para apenas, duas, das sete igrejas endereçadas as cartas, JESUS não disse: “tenho contra ti algo”, apenas para Esmirna e Filadélfia , as outras cinco igrejas JESUS viu algo que elas estavam fazendo que não agradava a Deus. E para uma dessas duas igreja, o SENHOR vez um declaração extraordinária, uma declaração que parece ser um contra-senso, ELE disse algo que os olhos de muitos perece loucura, mas que resume qual é a visão de Deus sobre a verdadeira riqueza, a real riqueza a qual devemos buscar incessantemente.
Essa igreja se localizava na cidade de Esmirna, uma orgulhosa e bela cidade da Ásia (hoje no território da Turquia) estreitamente a linhada com Roma e bem disposta a cumprir a exigência romana no tocante ao culto ao imperador, um local de muita perseguição e dificuldades para os cristãos. Uma igreja que enfrentava muitas perseguições externas, que seus membros não tinham muitos recursos financeiros, mas um exemplo de vida com DEUS e para as igrejas de hoje.
É interessante notar o que JESUS disse sobre aquela igreja.
JESUS começa se apresentando como aquele que é o primeiro e o último que morreu e tornou a viver, mas não vamos falar sobre isso hoje, em seguida ELE faz uma declaração tremenda, “conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico...”
Que contra-senso, uma igreja pobre materialmente, mas que aos olhos de DEUS rica. Será que a visão de riqueza de DEUS é a mesma que a nossa?
Por que será que JESUS disse para uma igreja pobre que ela era rica?
Em dias de “evangelho da prosperidade” será que ainda há espaço para cartas assim de JESUS?
Pro que JESUS então disse que aquela igreja era rica?
Ao analisarmos as outras cinco cartas veremos os sinais de riquezas daquela igreja, o que ela tinha que a tornava rica diante dos olhos de DEUS e que não era seus recursos financeiros , nem suas promessas de barganha com DEUS.

VEJAMOS ENTÃO:

1) Ser rico diante de DEUS é jamais abandonar o primeiro amor!!!!
A igreja que estava em Éfeso era uma igreja com um trabalho árduo e era perseverante e não tolerava homens maus, colocava aprova os que diziam ser apóstolos mas não eram e suportavam o sofrimento por causa do nome de Jesus, porém tinham abandonado seu primeiro amor, sua alegria da simplicidade.
A igreja de Esmirna tinha também todas essas características, se não as tivesse o SENHOR tinha lhes falado, porém não abandonou o primeiro amor!!!!
SER RICO É JAMAIS ABANDONAR O PRIMEIRO AMOR!!!!

2) Ser rico diante de DEUS é não seguir os ensinamentos de Balaão e nem dos Nicolaítas!!!
A igreja que estava em Pergamo era uma igreja que permaneceu fiel ao nome de JESUS, mesmo lá sendo o centro oficial da Ásia no tocante a adoração ao imperador, ela não recuou mesmo diante da morte de alguns de seus membros, porém no meio da igreja tinham pessoas que haviam deixado a sã doutrina e estavam se apegando a doutrinas de Balaão e dos Nicolaítas.
A doutrina de Balaão fala dos profetas que se corrompem por dinheiro, que se vendem e fazem qualquer negócio para obter lucro, profetas vendidos (pastores, líderes, evangelistas e etc.) que por causa da corrupção financeira levam os crentes a um meio termo com o mundanismo.
A doutrina dos Nicoaítas havia desenvolvido um sistema de transigência com a sociedade pagã, ensinando que a liberdade espiritual lhes dava folga suficiente para praticar a idolatria e a imoralidade.
A igreja de Esmirna não se deixou corromper por essas doutrinas e práticas pecaminosa.
SER RICO É NÃO SE CORROMPER PELO DINHEIRO E NEM PELA LIBERTINAGEM!!!!

3) Ser rico é não tolerar Jezabel!!!
A igreja em Tiatira era uma igreja com muitas qualidades, entre elas amor, fé, serviço e perseverança, mas no seio daquela igreja havia um espírito chamado Jezabel, falando através de uma mulher que se dizia profetiza e com os seus ensinos induzia o povo à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados a ídolos e com isso estava corrompendo os ensinamentos de CRISTO.
O chamado espírito de Jezabel também trabalha para perseguir e destruir os homens de DEUS através de calunias, acusações infundadas, sexualidade, tudo para destruir um ministério, assim com no A.T. Jezabel a mulher do Rei Acabe fez com Elias, colocando medo em seu coração.
SER RICO DIANTE DO SENHOR É NÃO SE DEIXAR LEVAR PELA IMOLRALIDADE SEXUAL E NÃO SE LEVANTAR CONTRA OS HOMENS DE DEUS!!!

4) Ser rico é não apenas ter fama de estar vivo!!!
É interessante notar como DEUS usa opostos na sua palavra para nos ensinar verdades fundamentais: Pobre e rico, vivo e morto.
Sardes era uma cidade muito rica e famosa, e a igreja que ali estava tinha fama de ser uma igreja viva, talvez com muitos programas que chamavam a atenção, quem sabe um ótimo louvor ou até mesmo um suntuoso templo onde as pessoas que passavam deveriam dizer: Como essa igreja é uma bênção! Mas somente aos olhos das pessoas porque aos olhos de DEUS aquela era uma igreja morta, que vivia só de aparência, sem compromisso com ELE, sem buscarem a santificação sem se arrependerem de seus pecados, “será que hoje em dia falar arrependimento dá ibope, ou falar e prometer carros importados é melhor”.
Ter a fama de estar viva não é o suficiente, viver de aparência só engana os homens.
A igreja de Esmirna não tinha apenas a fama de estar viva ela realmente estava.
SER RICO É ESTAR VERDADEIRAMENTE VIVO POR DEUS E PARA ELE!!!

5) Ser rico diante de DEUS é não ser morno!!!
Como é interessante, não é? A igreja menos abastada financeiramente JESUS diz que ela é rica e a mais a abastada ELE diz que era miserável, digno de compaixão, pobre cega e que estava nua!!
A igreja de Lodicéia era uma igreja rica, abastada, que seus membros não tinham falta de nada, não só a igreja, mas a cidade também como um grande centro têxtil e de colírios famosos para os olhos.
A confiança nas riquezas tornou aquela igreja morna, a falsa segurança fez dela uma igreja ao ponto de ser vomitada por DEUS.
A Bíblia está cheia de ensinamentos sobre confiara nas riquezas.
A igreja de Esmirma mesmo passando por dificuldades financeiras nos deu um exemplo de riqueza diferente de Laodicéia.
SER RICO É JAMAIS DEIXAR OS BENS DESSE MUNDO, INTERFERIR NA SUA COMUNHÃO COM O CRIADOR!!!


É muito bom saber que a visão de DEUS sobre riqueza vai muito mais além!!!!

Talvez você possa estar dizendo nesse momento: Esse irmão é adepto da teologia da pobreza. rsrsrs

Não meu irmão, eu trabalho muito, busco o melhor para minha família, dar um conforto para eles, mas o que eu quero passar nesse estudo é que se eu tiver uma conta bancária com altos valores, isso não vai dizer se diante de DEUS eu sou rico ou não, posso ter muitos bens desse mundo e ser rico diante de DEUS, com posso também ter muitos bens e ser um pobre, miserável, sego e nu diante DELE.
Posso não ter muitos bens nesse mundo e até passar por algumas dificuldades financeiras, mas posso ser diante de DEUS rico, como posso não ter bens desse mundo e ser um miserável diante DELE.

Não deixe que nada nesse mundo atrapalhe sua comunhão com o SENHOR, nem a riqueza, nem a pobreza, nem o mundo, nem os prazeres que nele há.

O que determina para JESUS não é o que você tem, mas sim quem você!!!

QUE DEUS TE ABENÇOE!!!


PR. Rudinele Teodoro

10 comentários:

  1. Muito interessante. A matemática de Deus é diferente. Ser rico é ter seus dias valorizados e contados pelo Pai - ensina-nos, ó Deus a contar os nossos dias. Vale para a 'prata e o ouro' e também pra contagem dos nossos anos.
    Grande abraço,
    Regina Helena
    http://destilardosfavos.blogspot.com/2011/01/matematica-de-deus.html

    A ELE e, somente a ELE, toda Glória e toda nossa adoração!!!! Soli Deo Gloria!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Deus é dono do ouro e da prata mas ele nos deixou um exemplo lindo mesmo ele sendo rico ele se tornou pobre. Mesmo nós sendo pobres ele nos tornou ricos não tem riqueza maior que a nossa salvação vale apena servir este Deus

    ResponderExcluir
  5. Que estudo abençoado e edificante Deus abençoe

    ResponderExcluir
  6. Trouxe um divisor de águas na minha vida essa reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Achei muito edificante esse ensino eu amo a palavra do Senhor a palavra tem me fortalecido muito sou grata a Deus

    ResponderExcluir
  8. Glória a Deus. Para honra e Gloria de nosso Deus.

    ResponderExcluir

ESTAMOS EM GUERRA

Vale a pena ver