sábado, 1 de maio de 2010

OS GRANDES NO REINO DE DEUS







TEXTO CHAVE: (Mateus 20:20 e 21) - Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.

No decorrer da história da humanidade algumas coisas têm fascinado o coração do homem e o afastado dos caminhos do Senhor. Têm levado o homem a fazer coisas absurdas e quase às vezes inacreditáveis, agindo piores do que animais irracionais.
Uma dessas coisas é a busca pelo estátus e poder, a busca por aparecer, a busca por um alugar de destaque. Isso tem destruído muitos homens no decorrer da história e homens têm feito todas as coisas para possuir isso.
O interessante é que o busca por um lugar de destaque, por estátus estava também no coração de discípulos de Jesus como Tiago e João qual o texto diz. Eles com sua mãe se aproximam de Jesus e lhe fazem um pedido recheado de vaidades.

VOCÊ CONHECE ALGUÉM ASSIM?

A mensagem do evangelho que Jesus nos traz, nos leva ao oposto disso, sua mensagem tira o coração do homem da busca pelo poder, da busca pelo estátus, da vaidade.

ENTÃO QUAL O POSICIONAMENTO QUE DEVEMOS TER NO REINO DE DEUS?

Vamos ver então o que o próprio Senhor Jesus disse a esse respeito:

1) Não devemos fazer nada para sermos visto pelos outros.
(Mateus 6:1 a 5) (ler o texto)

Jesus não quer que façamos algo para aparecermos para os homens, para mostrar a eles que somos bonzinhos e recebermos seus elogios, Ele quer que façamos sim, mas por amor, sem buscar a glória humana. Ninguém precisa saber o que você fez, Deus te recompensará.
Talvez você conheça alguém que quando faz algo pelo outro fica um ano só falando naquilo ou só faz quando está perto dos outros.
Quantos ministros da palavra que só querem pregar em grandes igrejas, quantos levitas que não se importam com os cultos durante a semana só gostam do grande público de domingo?


2) Aquele que deseja ser o maior que seja o menor. (JO. 13 : 4 e 5, 12 a 16)

O desejo de ser um grande homem de Deus é um sentimento que tem que estar no coração de tudo aquele que entrega sua vida a Jesus. Só que ser um grande homem de Deus é diferente de ser um grande homem do mundo.
Um grande homem do mundo busca o aplauso para si e as riquezas, mas um grande homem de Deus busca servir e não ser servido, não busca o aplauso, mas se ele vir o direciona ao Criador.
Devemos seguir sempre o exemplo de Jesus, que mesmo sendo Mestre e Senhor (v.12) nos ensinou a servir nosso próximo.

3) É necessário que Jesus cresça e que eu diminua. (JO.3: 30)

Essa frase dita por João Batista resume todo o nosso posicionamento dentro do Reino de Deus. João entendeu ali que quem deveria ser exaltado era Jesus e esse também deve ser o nosso entendimento. Tudo que fizermos dentro do Reino tem que ter o objetivo de engrandecer o nome do Senhor, porque não somos nós que fazemos, mas sim Ele que faz através de nós, somos apenas os instrumentos em suas mãos.
Tudo em nossas vidas, Jesus tem que ser engrandecido e quanto mais nos humilhamos em sua presença e entendemos seu senhorio, mais Ele nos usa.
Quanto mais Jesus cresce em nossa vida, mais o nosso orgulho e soberba diminuem, então vamos entendemos que somos dependentes Dele.


4) Os bens materiais não podem estar em primeiro lugar em nossas vidas. (MT. 6 :19)

Neste versículo Jesus trás um ensinamento importantíssimo para aqueles que desejam o seguir: Ele não diz que não devemos buscar uma vida financeira melhor ou que não devemos ter o desejo de possuir um carro melhor ou uma casa maior. O que verdadeiramente Ele está nos ensinando é que não devemos colocar o nosso coração nessas coisas, não vivermos em função do dinheiro, só voltado o nosso pensamento para o lucro financeiro, pois se vivermos assim poderemos cair no grande e terrível erro de achar que o reino de Deus é uma grande oportunidade para se obter lucro financeiro.
O servo verdadeiro de Jesus não deve viver em função do dinheiro, pois onde estiver o seu coração ali estará o seu tesouro. O coração do homem de Deus deve está em conhecer o Senhor e confiar Nele e assim ele será o seu tesouro.
Não podemos servir a dois Senhores, se você servir ao dinheiro não terá comunhão com Deus, se servir a Deus, Ele nos acrescentará as demais coisas.



CONCLUSÃO: Não devemos buscar os aplausos humanos, devemos sim aplicar o nosso coração nas coisas do Reino, porque aquele que te chamou é poderoso para cumprir as promessas que Ele lhe fez sem que seja necessário que você passe por cima das pessoas, que use de calunias e mentiras para ocupar o tão desejado lugar de destaque.
A obediência, a perseverança e a humildade te levarão longe!!!! E sermos grandes no Reino de Deus!!!

2 comentários:

  1. Texto abençado, que o Senhor continue a proporcionar dádivas para a pregação da Palavra de Deus aos corações.
    Amém
    http://vidasimpactando.blogspot.com
    Cláudio MUniz

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, irmão bem fundamentado.
    Que Deus te abençoe
    Pb Josué Nogueira

    ResponderExcluir

ESTAMOS EM GUERRA

Vale a pena ver